Bonsai Pots

Você está aqui: Home Blog

Poder transmitir a sua arte sempre foi um dos objetivos de Sergio Onodera, ceramista especializado na criação de vasos para bonsai. Dentro deste contexto, Onodera marcou presença no 5º Japan Matsuri, realizado nos dias 07 e 08 de junho de 2014, em Osasco SP.  Organizado pela ACENBO, o evento reuniu mais de 15.000 pessoas que participaram de diversas atividades, entre elas shows de música japonesa, apresentações de dança, takô, exposições de ikebana, origami, bonsai e workshops diversos.

Organizado pelo bonsaísta Mario A. G. Leal de Ribeirão Preto/SP, a 9ª. Edição do Bonsai 2014 que ocorreu, nos dias 24 e 25 de maio, em Thermas Internacional Resort & Golf na cidade de Esmeraldas/MG, reuniu praticantes e interessados na arte do bonsai, assim como os principais demonstradores nacionais e internacionais e ceramistas de renome.

Neste artigo você apreciará alguns dos mais respeitados ceramistas de bonsai do século 19 e 20. Estes vasos demonstram um profundo domínio das técnicas de esmaltação e design e, ao mesmo tempo, não deixam de lado a beleza e funcionalidade das peças.

Relaxe e aproveite para apreciar estes antigos tesouros japoneses!

Você já pensou em dar o primeiro passo para analisar a qualidade e estilo da cerâmica que influenciam, sem dúvida, o equilíbrio e a harmonia de seu bonsai? 

Minha dica é muito simples, comece por Tokoname, em Aichi-ken, no Japão. É um pouco longe mas, navegue pela internet, por este mundo globalizado e conheça a cidade que possui o mais antigo e maior forno para a queima da cerâmica do Japão.

Como já sabemos, quando se expõe exclusivamente um bonsai de ervas ou de flores, o chamamos de kusamono. Ao contrário, quando o objeto principal é um bonsai ou suiseki, as plantas de acompanhamento são denominadas shitakusa (se pronuncia staksa).

Para os shitakusa ou plantas de acompanhamento se empregam, de maneira geral, recipientes planos de cerâmica, com o propósito de simbolizar uma paisagem plana e vasta. Os pequenos vasos para bonsai são quase sempre inapropriados, já que sua borda é muito alta.

Mande um O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou ligue para (55) 11 99847 9557

Localização

  • Rua Renato de Castro, 23, casa 5, São Paulo, SP, Brasil
  • 55 11 99847 9557